Qual é a postura mais correta? Será que a minha postura no dia a dia é a causa das minhas dores?

Questões relacionadas com a postura mais correta são muito comuns na área da saúde e, mais ainda, na Fisioterapia.

De uma forma geral a postura é muitas vezes a culpada pelo aparecimento de dor, especialmente associada à coluna cervical, torácica ou lombar, sendo que muitos dos defensores desta ideia são os próprios profissionais de saúde.

Se assim fosse seria de esperar que pessoas com alterações posturais marcantes estivessem “condenados” com dor para o resto da vida e uma pessoa com uma postura “correta” não sofresse de nenhum tipo de dor. A verdade é que na prática as coisas não acontecem assim.

O que é então uma “postura correta”?

Diversos estudos realizados com diferentes tipos de posturas revelaram que não há diferença nos níveis de dor em cada um dos tipos de posturas avaliados, ou seja, qualquer tipo de postura adotada é passível de originar dor e mais ainda se essa postura for forçada e desconfortável (como geralmente é o caso quando tentamos estar sentado ou em pé com as costas o mais retas possíveis e o pescoço alinhado entre os ombros).

Sendo assim, a melhor postura e a mais correta é a postura mais confortável naquele momento.

O fator temporal é bastante relevante neste caso uma vez que o que é confortável neste momento, passado algum tempo é provável que o deixe de ser.

Então mudamos aqui o nosso foco de uma postura ideal para uma postura confortável suscetível de ser alterada ao longo do tempo.

O corpo humano é incrivelmente robusto e muito adaptável às cargas que nele são impostas no dia a dia, sendo capaz de adotar uma grande variedade de posições e de permitir movimento em diferentes planos.

A nossa postura durante o dia está sempre dependente no contexto em que nos inserimos, o que significa que pode haver posturas mais eficientes de acordo com a tarefa que precisamos de realizar. No entanto, manter a mesma postura durante longos períodos de tempo é potencialmente mais suscetível de causar dor do que a própria postura em si.

Qual é então a solução?

Movimentar!

A postura mais correta é a postura seguinte, o que significa que vamos sempre alterando a nossa postura ao longo do tempo e isto inclui não só alterar a maneira como estamos sentados como também fazer algumas pausas para nos levantarmos e movimentarmos o nosso corpo.

De forma a contrariar a rotina de manter a mesma postura durante longos períodos de tempo, num dia de trabalho, uma boa regra a adotar é por cada 30 minutos que passa sentado(a) na mesma posição realiza uma pausa ativa de 30 segundos em que se levanta e movimenta o corpo!

 

Nas imagens pode ver alguns exemplos de exercícios que pode incluir na sua pausa ativa:

 

pausa ativa 1

Espreguice-se lentamente e durante o tempo que for confortável para si

 

 

pausa ativa 2

Aproveite a sua cadeira e alongue mais um pouco – experimente este movimento 3 a 5x lentamente

 

pausa ativa 3

 

Ative os músculos das pernas e faça alguns agachamentos

 

 

 

 

 

 

 

Pode encontrar mais sugestões de exercícios no nosso Instagram:

Para mais informações contacte-nos.

Ana Santos Fisioterapia whatsapp contacto

Artigo escrito pelo nosso Fisioterapeuta Diogo Oliveira

Skip to content