Porque nomeámos a Osteoporose como um ladrão silencioso? A osteoporose afeta 800000 pessoas em Portugal – 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 8 homens. É uma doença generalizada motivada pela carência de cálcio nos ossos, que se caracteriza pela diminuição e deterioração da massa óssea com o consequente aumento da fragilidade dos ossos (Associação osteoporose Portugal). Não apresenta sintomas e desenvolve-se ao longo da idade sendo assim considerada a osteoporose “ladrão silencioso”.

Apesar da definição da osteoporose como uma doença, é mais conveniente considerar que a osteoporose é apenas uma alteração normal da idade e do tempo sem atividade física que poderá, secundariamente, ser perigosa. O “perigo” relacionado com a osteoporose surge quando somos sujeitos a eventos ou cargas às quais a nossa capacidade óssea se encontra reduzida, como por exemplo, o impacto de uma queda.

Fatores de risco:

  • Género: fraturas correlacionadas com osteoporose são duas vezes mais comuns nas mulheres dos que nos homens
  • Idade: a perda óssea começa aos 30 anos, acelera após menopausa e abranda aos 60 anos
  • Tabagismo
  • Alcoolismo crónico
  • Vida sedentária: pode aumentar a sua densidade óssea em qualquer idade, praticando exercício e procedendo a mudanças adequadas no seu estilo de vida

exercicio_osteoporose

O que fazer?

O exercício é importante para uma boa saúde óssea. Porém aqui surge uma questão porque a recomendação tradicional para a osteoporose é atividades aquáticas ou sem impacto nenhum. Porém, ao contrário do que é culturalmente recomendado, e tendo por base o raciocínio provado de que o osso beneficia de atividades com carga e realistas, as atividades que sugerimos são precisamente de encontro a estes pressupostos: treino de força de acordo com os seus objetivos.

 

Tendo agora o conceito de que a melhor maneira de contrariar a perda normal de densidade óssea com a idade é manter-se fisicamente ativo só resta fazer isso da melhor forma possível e acima de tudo, segura.

Para tal não hesite em contactar-nos, teremos todo o gosto em indicar-lhe o caminho!

Ana Santos Fisioterapia whatsapp contacto

Artigo escrito pelo nosso Fisioterapeuta Gabriel Coutinho

Skip to content